Crefito-6 participa da Programação do Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase

Na próxima quarta-feira (06.02)  será realizada, das 6h às 12h, na Praça do Ferreira, uma ação social em referência ao janeiro roxo, mês marcado por programações associadas ao Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase.

O momento contará com prestação de serviços à população: consulta de enfermagem  e atendimento de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais; Orientações sobre sinais e sintomas da hanseníase; Ações educativas e informativas à comunidade; Jogos e atividades lúdicas alusivas ao tema hanseníase para quebrar o preconceito e o estigma.

As atividades são uma realização da Coordenação Estadual de Hanseníase da  Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, com participação das seguintes instituições:  Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª região Ceará – Crefito 6, Liga Acadêmica em Doenças Estigmatizantes (LADES), da Universidade Federal do Ceará (UFC), Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – MORHAN, Netherlands Hanseniasis Relief – NHR Brasil, Grupo de Amigos dos Portadores de Hanseníase – GAPH/ Secretaria Municipal de Saúde, Rede Hans e Centro de Referência Dona Libânia.

O diretor tesoureiro do Crefito-6, que é fisioterapeuta e especialista em Fisioterapia Dermatofuncional,  Dr. Flávio Feitosa, afirma que ações como essa são fundamentais para que os profissionais e a sociedade tenham um elo através da informação e do cuidado. “As pessoas precisam saber que existe gente especializada e preparada para ajudá-las. A consulta vai ser realizada por  uma equipe multiprofissional e interdisciplinar na promoção, prevenção e reabilitação da população com suspeita do diagnóstico de Hanseníase“, completa.

A Programação do Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase – Ceará 2019 segue até o dia 23/02. Todas as ações têm o objetivo de dar visibilidade ao tema e contribuir para o fortalecimento da  atenção integral para o cuidado com as pessoas atingidas pela doença.

Sobre a Hanseníase

A hanseníase consiste numa doença crônica infecciosa causada por uma bactéria com multiplicação lenta. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o período de incubação da doença varia de nove meses a 20 anos, com uma média de cinco anos. Ela atinge  principalmente a pele, os nervos periféricos e os olhos. O diagnóstico precoce da doença reduz muito os riscos de deformidades e incapacidades físicas. Importante saber que a hanseníase tem cura e o medicamento é gratuito em todos os países.

No Ceará foram notificados 1.410 casos novos de hanseníase, em 2018. O coeficiente de detecção geral foi de 15,6/100.000 habitantes, sendo que 80,3%  foram avaliados quanto ao grau de incapacidade física no momento do diagnóstico e 105 (9,3%) já apresentaram Grau 2 de incapacidade física. (dados parciais)

 

Serviço:

PROGRAMAÇÃO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE – CEARÁ 2019

Local: Praça do Ferreira (Rua Floriano Peixoto, Centro, Fortaleza)

Data: 06/02/2019

Horário: 6h às 12h

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA