Daniele Cavalcante lança livro infantil “Universo de Lia”

O Universo de Lia é o primeiro livro infantil da neuropsicopedagoga Daniele Cavalcante, que conta, de forma fantástica, as descobertas de uma criança de seis anos. São 32 páginas coloridas e divertidas, onde, por meio de conceitos da astronomia, o pequeno leitor descobre, junto com a menina Lia, o conceito de real e lúdico e a se identificarem como indivíduos únicos no universo.
Lia chega em casa depois de uma aula de ciências, e, para memorizar o sistema solar, associa os planetas como partes do seu corpo. A Terra, por exemplo, é o coração, pois é onde habitamos e onde existe o amor. O estilo simples da escrita de Daniele, revela uma poesia pronta para causar uma reflexão nas crianças e um momento de interação, seja em casa ou na sala de aula.
O livro é o primeiro de uma série, nomeada de “Astronomia para pequenos”, e foi idealizado pela autora durante a recuperação de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) em 2012, onde ela perdeu a capacidade de escrever e de manter uma leitura por muito tempo, e, apenas em 2015, foi finalizado durante sua recuperação de um câncer. É um projeto de superação e inclusão. O Universo de Lia foi escrito em mão esquerda, literalmente. “Tive que aprender a escrever novamente, colocava pesos na caneta para evitar que minha mão tremesse. Precisava mostrar aos médicos, a família e a mim mesma que eu conseguia ter uma vida normal novamente e, claro, a dar vida a Lia.”, conta Daniele.
Quem também deu vida a esse universo foi a designer gráfico Erika de Carvalho, que aceitou o convite para vir de São Paulo a Fortaleza e transformar os rabiscos de Daniele em imagens. A personagem conversa com a tia e também divide as páginas com um gatinho, a quem Lia prega desenhos na parede do quarto, ao lado de um menino que mora em um planeta bem distante.
O Universo de Lia, acima de tudo, quer provocar o questionamento e a disseminação de práticas adaptadas de ensino. “Precisamos compreender que a educação há de ser flexível para cada indivíduo, e através das abordagens literárias que levam o assunto da inclusão de forma lúdica e com linguagem acessível, da criança ao idoso, é possível despertarmos para isso.” explica a pedagoga.
A campanha para o financiamento coletivo da obra foi lançada dia 16 na plataforma Catarse e se encerrará em 31 de maio.

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA