Dia Nacional da Surdez chama atenção para check-up auditivo

O dia 26 de setembro marca o Dia Nacional do Surdo. A data é importante porque traz à tona a discussão acerca da inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade brasileira, além de reforçar a necessidade de buscar ajuda profissional em casos de problemas auditivos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 466 milhões de pessoas no mundo tem problemas auditivos, deste total, 34 milhões são crianças Ainda de acordo com a OMS, até 2050, 900 milhões de pessoas em todo o mundo poderão vir a ter surdez. Dados de 2015 atestam que, no Brasil, existe um total de 28 milhões de pessoas com surdez. Esse número representa 14% da população brasileira.

Diante destas informações, é preciso incluir o médico otorrinolaringologista na lista de check up anual tendo em vista que 60% dos casos de surdez no mundo podem ser prevenidos com acompanhamento rotineiro de um otorrino.

“Boa parte da população que coloca de lado os cuidados com os ouvidos ao longo da vida está cometendo um erro terrível. A falta de atenção com a saúde auditiva pode não chegar em pouco tempo, mas a longo prazo é um perigo iminente. A visita de rotina anual a um otorrinolaringologista faz parte de uma série de medidas preventivas capazes de reduzir o impacto da deficiência auditiva na população.” 

João Paulo Catunda Bastos, presidente da Cooperativa dos Otorrinolaringologistas do Ceará (Coorlece).

Sobre a Coorlece:

Cooperativa dos Otorrinolaringologistas do Ceará (Coorlece), a maior cooperadora deste segmento no Brasil, viabiliza, há 18 anos, a união entre a classe médica de otorrinolaringologia em todo o estado.

Atualmente composta por cerca de 180 profissionais e presidida pelo Dr. João Paulo Catunda Bastos, a Coorlece foi fundada em 1999 por 37 sócios que acreditaram no potencial de uma cooperativa que poderia fortalecer a classe. 

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA