Divulgados os selecionados para a Mostra Competitiva do 12º For Rainbow

O For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual chega ao seu 12º ano na luta pela cultura e cidadania LGBT, em Fortaleza. A edição de 2018 – que acontecerá de 21 a 27 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e cultura – traz como tema a expressão nordestina “Respeite as caras”, em nome do reconhecimento das mais de 50 identidades sexuais e de gênero. A Mostra Competitiva traduz essa diversidade e exibirá um arsenal de filmes inéditos e empoderados.

Foram mais de 1.800 obras inscritas no festival, entre longas e curtas-metragens nacionais e estrangeiros. A curadoria dos selecionados foi feita pelo cineasta pernambucano Leo Tabosa, a jornalista e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Cida de Sousa e pela fotógrafa Júlia D’ávila.

A programação conta com obras premiadas do cinema mundial, como o queniano “Rafiki” – romance lésbico que chegou a ser censurado em seu país sob acusação de incentivar relações homossexuais, o que é crime no Quênia. Apesar da proibição, o filme de Wanuri Kahi foi premiado em Cannes, Chicago, Oslo, Sydney e nos Estados Unidos.

O brasileiro “Tinta bruta”, de Marcio Reolon, também levou diversos prêmios em festivais pelo mundo, como Queer Lisboa, Festival de Berlin, Festival de Cinema LGBT de Boston e Outfest Los Angeles. O filme conta a história de um jovem que, passando por uma fase conturbada da vida, assume o codinome de “Garoto Neon” e se apresenta anonimamente na internet dançando nu, na escuridão de seu quarto, coberto apenas com tinta fluorescente.

Outro importante filme que será apresentado é o documentário “Fabiana”, de Brunna Laboissiére, que retrata a vida de uma mulher trans e caminhoneira em sua última viagem pelas estradas do Brasil antes de encarar sua aposentadoria. A obra também passou por importantes festivais do país, entre eles: Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, a Mostra Internacional de Cinema de São Luís do Maranhão e de São Paulo.

A abertura fica por conta do filme cearense “Inferninho”, dirigido por Guto Parente e Pedro Diógenes. A comédia dramática, que conta com o elenco do Grupo Bagaceira de Teatro, narra a vida de Deusimar, travesti dona de um bar, que sonha em ir embora, mas se apaixona pelo marinheiro Jarbas, que sonha em ficar onde aportou. A obra se destacou no Festival Cinematográfico Internacional Del Uruguay, foi aclamado no Festival de Roterdã, na Holanda, selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Buenos Aires e consagrado como melhor filme pelo Queer Lisboa.

O For Rainbow é uma realização do CENAPOP – Centro Popular de Cultura e Eco-cidadania e conta com o apoio da Via de Acesso à Arte e Cultura (VAAC) e do Governo do Estado do Ceará, através Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e da Escola Porto Iracema das Artes. A identidade visual da 12ª edição do For Rainbow é criação da renomada agência de publicidade Verve Comunicação.

A lista completa de selecionados, você confere abaixo:
Longas-metragens nacionais:
Fabiana (2018) – São Paulo –  Mulher Trans
Como somos (2018) – São Paulo – LGBT
Inferninho (2018) – Ceará – Travesti
Tinta Bruta (2018) – Rio Grande do Sul – Gay

Longas-metragens estrangeiros:
Rafiki (2018) – Quênia – Lésbico
One of the guys (2018) – Canadá – Homem Trans

Curtas-metragens nacionais:
Maria Adelaide (2017) – Rio de Janeiro – Lésbico
MC Jess (2018) – Rio de Janeiro – Lésbico
Boca de loba (2018) – Ceará – Lésbico
Majur (2018) – Mato Grosso – Lésbico
Iracema mon amour (2018) – Ceará – Lésbico
Tommy brilho (2018) – Ceará – Gay
Pobre, preto, puto (2016) – Rio Grande do Sul – Gay
Afronte (2017) – Distrito Federal – Gay
Pode entrar (2018) – Minas Gerais – Gay
Do outro lado (2018) – São Paulo – Gay
Aqueles dois (2018) – Ceará – Transexual
Primavera de Fernanda (2018) – Paraná – Mulher Transexual
Apenas o que você precisa saber sobre mim (2018) – Santa Catarina – Homem Trans
Vivo assim e vou viver assim (2018) – São Paulo – Mulher Trans

Curtas-metragens estrangeiros:
Synchronicity (2018) – Reino Unido – Lésbico
Hotel Paraiso (2017) – Peru – Gay
After the mass (2017) – Rússia – Gay
The Storm (2018) – França – Gay

SERVIÇO:
12º For Rainbow
Data: 21 a 27 de novembro de 2018
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA