“Escondidinho do Dandan”, do Mel Amigo, é eleito o melhor petisco do Ceará

Após 17 dias de evento, ocorridos entre os dias 8 e 25 de novembro, o Festival Bar em Bar conheceu nesta terça-feira (11) o melhor petisco do Ceará (excetuando a região do Cariri, que ainda definirá seu vencedor). O “Escondidinho do Dandan”, que consiste em um delicioso purê de abóbora com carne do sol e melaço de cana gratinado, do Mel Amigo Cervejas e Petiscos, foi o grande campeão da disputa entre 39 bares de Fortaleza, Aquiraz e Aracati (Canoa Quebrada).

O anúncio foi feito durante a festa de confraternização de fim de ano da Abrasel no Ceará, realizada no Pirata Bar. A celebração reuniu empresários do ramo de alimentação fora do lar e jornalistas convidados, entre outras personalidades. Na oportunidade, foram premiados também os petiscos “Asinha Invertida” (2º lugar) e “Franguinho do Floresta” (3º lugar), do Bar Teresa & Jorge e Floresta Bar, respectivamente. De acordo com o presidente da entidade, Rodolphe Trindade, “nós conseguimos aprimorar os nossos festivais em 2018. Em todos eles ficamos entre os três estados com o maior número de estabelecimentos participantes e, no caso do ‘Brasil Sabor’ (realizado no 1º semestre), ficamos com a primeira colocação em termos de participação. O Ceará está de vento em popa!”.

Além do Bar em Bar e do Brasil Sabor, a Abrasel no Ceará promoveu em 2018, a 2ª edição do concurso O Quilo é Nosso, que teve os vencedores anunciados no início de novembro, mas cuja premiação também foi realizada na última terça. Nesse evento, o grande campeão estadual e finalista nacional foi o Restaurante Renascença.

Incremento na clientela

Bares de todo o Ceará participaram da 12ª Edição do Festival Bar em Bar, trazendo receitas exclusivas de porções e petiscos. No total, 35 estabelecimentos de Fortaleza, 10 do Crato, 7 de Juazeiro do Norte, 3 de Aracati e 1 de Aquiraz integraram o evento. Além disso, 18 petiscos inscritos pela Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC), entidade parceira do evento, também estiveram na disputa.

“O Festival Bar em Bar foi uma experiência fantástica para o Mel Amigo, onde apresentamos um petisco valorizando insumos regionais como jerimum, manteiga de garrafa e melaço de cana. Nosso intuito foi mostrar que podemos ter comida boa de qualidade e sem ‘frescura’. O Mel Amigo surgiu como Food Truck, e hoje estamos com o nosso bar”, relata Telmo Campos, proprietário do estabelecimento vencedor da disputa local.

Segundo o diretor-executivo da Abrasel no Ceará, Taiene Righetto, a escolha dos vencedores se deu completamente por decisão popular. “Foram cerca de 4.200 votantes. Além do envolvimento com a eleição dos melhores petiscos no Ceará, estimamos um incremento de 50 mil clientes, tanto nos bares, no período do festival, quanto nos dias de passeios de trenzinho (que em Fortaleza ocorreu nos dias 3 e 17 de novembro)”, explicou.

No próximo dia 18, é a vez de a Abrasel Cariri divulgar seus petiscos e bares vencedores. Por lá, também houve passeio de trenzinho (nos dias 16,17, 23 e 24), com direito à venda de abadás para quem quisesse visitar os estabelecimentos participantes.

Resultado final (Festival Bar em Bar)

Campeão: Escondidinho do Dandan (Mel Amigo Cervejas e Petiscos)
Vice-campeão: Asinha Invertida (Bar Teresa & Jorge)
3º lugar: Franguinho do Floresta (Floresta Bar)

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA