Governo do Estado realiza 58ª Feira de Artesanato do Ceará em Fortaleza

A Feira de Artesanato do Ceará (Feirart) chega á sua 58ª edição e leva à Praça Luíza Távora, em Fortaleza, o melhor do artesanato cearense. O evento é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Com mais de 150 expositores, oficinas de artesanato, atrações musicais, praça de alimentação e cozinha ao vivo, o evento acontece de 4 a 6 de outubro, a partir das 17 horas. A abertura, às 19h da sexta-feira (4), contará com a presença da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e a titular da SPS, Socorro França.

Com exposição e comercialização de peças de todo o Estado em tipologias como couro, fios e tecidos, fibras vegetais, madeira e argila, a proposta da feira é mostrar a beleza e a diversidade do trabalho artesanal. “A Feirart é o maior evento de artesanato realizado pelo Governo do Ceará e, através das 14 tipologias presentes, pretendemos ampliar a visibilidade dos trabalhos dos artesãos vinculados à CeArt, que têm como diferencial a certificação das peças para a comercialização do genuíno artesanato cearense”, destaca a primeira-dama do Estado, Onélia Santana.

E para a SPS, a arte está também na gastronomia. A Escola Vida, Sabor e Arte (Evisa), outro equipamento da Secretaria, é a responsável pelas aulas da cozinha ao vivo. Nas chamadas aulas-show, os chefs convidados demonstrarão o preparo de pratos da culinária criativa como hambúrguer de cordeiro, moqueca de caju e bem-casado de rapadura com coco. As receitas serão servidas para degustação do público. Os chefs convidados são Bruno Modolo, Carlos Eduardo e Nilsa Mendonça.

Uma das novidades dessa edição da Feirart é a praça de alimentação, que estará localizada do lado da Rua Costa Barros com culinária regional, lanches e cozinha ao vivo. Sorvete da Reserva, com produtos veganos; Madele, com cozinha artesanal; Chilli da Milly, com comida mexicana e Empadaria da Vovó, com comidas típicas cearenses, estão entre os participantes da praça.

As atrações musicais misturam samba, forró pé de serra, forró eletrônico e Música Popular Brasileira (MPB) para animar os três dias de feira. Cacimba de Aluá, Kbra da Peste, Banda Patrulha e Tô Xegando são os grupos confirmados.

Junto à abertura do evento, será inaugurada a exposição “Mãos que fazem o Ceará”, que homenageia Aécio Oliveira, Francisco Alves, Gildamir Chagas e João Pedro, artesãos reconhecidos em 2018 como Mestres da Cultura pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. “Aproveitamos o momento da Feirart para contar as histórias desses homens oficialmente reconhecidos como peças essenciais da nossa cultura e trazer para mais perto do público peças únicas de xilografia, couro e instrumentos musicais feitas pelos mestres”, conta Patrícia Liebmann, coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Ceará. A mostra contará com as presenças e as peças dos artesãos e segue na loja da CeArt da Praça Luíza Távora até o dia 2 de novembro.

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA