Gravidez na adolescência é tema da V Semana do Bebê em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza em parceria com o Unicef, realiza, entre os dias 20 e 23 de novembro, a V Semana do Bebê 2018. A cerimônia de abertura acontece na próxima terça-feira (20/11), às 8h30, no Cuca Mondubim. O prefeito Roberto Cláudio e a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra participam do evento, que abordará a temática Gravidez na Adolescência – “Precisamos conversar sobre isso”. Na ocasião, as médicas Zenilda Vieira Bruno e Tatiana Monteiro Fiúza vão dividir suas experiências sobre a importância da prevenção da gravidez na adolescência.

A data de abertura do evento, 20 de novembro, coincide com a celebração do Dia Mundial da Criança, promovida pelo Unicef no mundo todo. A Semana do Bebê 2018 abordará de forma integral e integrada a importância do planejamento familiar, dos cuidados durante o pré-natal e o acompanhamento dos bebês, principalmente, de mães adolescentes.

Durante a Semana do Bebê 2018, serão realizadas diversas atividades, como diálogos temáticos, rodas de conversas e oficinas. Somente na Capital, em 2017, 5.160 bebês nasceram de mães adolescentes. Diante dessa realidade, a V Semana do Bebé buscará ampliar o acesso à informação e o diálogo para evitar a gravidez não planejada e também promover os direitos da mãe e do bebê, quando a gravidez acontece. A programação acontece nos equipamentos das Secretarias Municipais da Saúde, Educação, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude e Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), em articulação com a Coordenadoria de Relações Internacionais e Federativas (Cerif) e o Gabinete da Primeira Dama.

A temática deste ano é de extrema relevância para a sociedade, pois adolescentes necessitam de acolhimento e cuidado diferenciado, tanto para a prevenção da gravidez no período da adolescência, como na reincidência da mesma.

Promover os direitos sexuais e os direitos reprodutivos de adolescentes, enfrentando o desafio da gravidez na adolescência, é um dos temas centrais da Plataforma dos Centros Urbanos. A iniciativa do Unicef, realizada em 10 capitais brasileiras, entre elas, Fortaleza, busca promover os direitos de cada criança e adolescente, especialmente, os mais afetados pelas desigualdades existentes dentro da cidade.

DATA HORÁRIO ATIVIDADES ONDE
20/11

 

8h – 12h Abertura do Evento:

Presença do Prefeito Roberto Cláudio

– Apresentação cultural: Grupo de Teatro do – Cuca Jangurussu;

– Diálogo com os Adolescentes

Tema: Gravidez na Adolescência – “Precisamos Conversar sobre isso.”

 

Cuca Mondubim (Rua Santa Marlúcia, s/n – Mondubim)

 

14h-16h Programação: Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.

– Diálogo Temático Gravidez na adolescência (Grupo de meninas)

Cuca Barra (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)
21/11 Manhã e Tarde Programação: Secretaria da Saúde

Grupos de gestantes adolescentes

– Realização de diálogos temáticos com o tema: Gravidez na Adolescência.

Unidades Básicas de Saúde;

Maternidades (MEAC, César Cals, HGF e Gonzaguinha de Messejana.

22/11 Manhã e Tarde Programação: Secretaria de Saúde e Assistência social

 Saúde: Continuidade dos diálogos nos Grupos de gestantes.

– Assistência: CRAS e CREAS –  Diálogos temáticos nos grupos do serviço; Ações Comunitárias: oficinas, rodas de conversas, caminhadas, palestras.

 -Abordagem de Rua – Em conjunto com a FUNCI (Ponte de Encontro e Comitê Municipal de Sub-registro) e o Consultório de Rua (Praça do Ferreira) com meninos/as em situação de rua sobre gravidez na adolescência, métodos contraceptivos e registro civil de nascimento.

 

Saúde: Unidades Básicas de Saúde; Maternidades e Gonzaguinha de Messejana.

Assistência: CRAS e CREAS

Funci: Ponte de Encontro e Comitê Municipal de Sub-registro e o Consultório de Rua (Praça do Ferreira e Praça José de Alencar)

23/11 Manhã e Tarde Programação: Assistência Social

– Continuidade das atividades

Unid. Acolhimento (abrigo 2 e 4) – Rodas de conversas com os/as adolescentes acolhidos/as;

CRAS e CREAS – Diálogos temáticos nos grupos do serviço; Ações Comunitárias: oficinas, rodas de conversas, caminhadas, palestras;

Programa Cresça com Seu Filho/ Criança Feliz – Realização de atividade de fortalecimento de vínculo e autoestima;

 Funci – Diálogos Temáticos da Proteção – “Roda de Conversa sobre Gravidez da

Adolescência e Registro Tardio de Nascimento.”

Horário: 13h às 17h

 

 

CRAS;

CREAS;

Unidades Acolhimento;

Consultório de Rua (Praça do Ferreira).

Parque do Cocó

 

Funci: Gerência de Proteção da Primeira Infância/Comitê Municipal de Sub-registro /Programa Ponte de Encontro/equipes das maternidades de Fortaleza/ conselheiros tutelares / representantes de cartórios

 

Local: Auditório do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público, localizado na Av. Antônio Sales, 1740 – Dionísio Torres.

 

 

Obrigada.

Com atenção.

Sofia Holanda
Assessora de comunicação
Prefeitura de Fortaleza | Gabinete da Primeira Dama

+55 85 98798-1510 | [email protected]

 

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA