O Instituto TIM implantou em onze escolas públicas de Fortaleza, Eusébio e Maracanaú o programa Círculo da Matemática. Desenvolvido por professores de Harvard (EUA) o programa visa estimular o aprendizado da disciplina em escolas de ensino fundamental incentivando o interesse das crianças em desenvolver o raciocínio matemático de forma participativa, lúdica e divertida. Ao total mais de 800 alunos cearenses já foram beneficiados pela metodologia criada pelo casal de educadores PhD da Universidade de Harvard, Robert e Ellen Kaplan.
Em função da dedicação e dos ótimos desempenhos atingidos, dois educadores do estado do Ceará foram escolhidos como embaixadores d’O Circulo da Matemática do Brasil e representarão o país em treinamento no Match Circle Teacher Training Summer Institute, na Universidade de Notre Dame, em Indiana nos Estados Unidos no próximo mês.
A iniciativa está alinhada à missão do Instituto TIM, que visa criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência e inovação, promovendo o desenvolvimento humano no Brasil. No Brasil, o Círculo da Matemática já esta implantado mais de 60 escolas espalhadas por todas as regiões, atendendo cerca de sete mil alunos com idade entre sete e nove anos.