Jornalista lança biografia de presidente da ACL

A biografia de Ubiratan Aguiar, escrita pela jornalista Luiza Helena Amorim, narra episódios da vida pública do cearense que foi presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e hoje, é presidente da Academia Cearense de Letras (ACL). “Ubiratan Aguiar – pelas sendas do tempo” será lançado no dia 11 de setembro, às 19hs, no Ideal Clube.

O percurso de Ubiratan é todo marcado por estações, como ele mesmo diz: a da infância no Cedro e em Fortaleza, a da educação, a da política, a da advocacia e a das artes.  O livro Ubiratan Aguiar – nas sendas do tempo narra com detalhes essas histórias, desde as influências que recebeu dos familiares até a formação do pensamento político. Ubiratan Aguiar atuou, entre outras funções públicas, como vereador de Fortaleza, Secretário de Educação, deputado estadual, deputado federal constituinte, ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).

Ubiratan Aguiar hoje dedica-se às artes, além de integrar várias confrarias literárias e históricas, como o Instituto Histórico e Geográfico do Ceará, é o atual presidente da Academia Cearense de Letras. É autor de 13 livros técnicos na área da educação e do direito, mas também oferece uma rica contribuição na literatura e na música cearense, tendo publicado três livros de poesia e gravado seis CDs gravados com suas composições.

Sobre a autora

Depois de atuar como repórter, Luiza Helena Amorim tornou-se escritora. O livro de estreia foi Adísia Sá, uma biografia, publicado em 2005, seu trabalho de conclusão do curso de jornalismo. A publicação ganhou um prêmio nacional do Intercom, voltado para estudantes de comunicação.

Já publicou 10 livros e especializou-se em escrever biografias, de personalidades conhecidas e pessoas simples. Escreveu Itinerário de Lustosa da Costa, Narciso Pessoa – O Inglês da Taquara (pai do político Roberto Pessoa) e Resiliente como a caatinga, biografia da ambientalista de Tauá, Dolores Feitosa, responsável pelo Museu Regional dos Inhamuns. Atualmente, Luiza Helena está cursando História.

Serviço

O lançamento do livro “Ubiratan Aguiar – pelas sendas do tempo” será no dia 11 de setembro, às 19hs, no Ideal Clube. 

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA