Estreia dia 23, próxima terça-feira, a rádio novela “Antonieta”, uma realização do Teatro Violetas formado pelas atrizes Bárbara Sena, Debora Ingrid, Juliana Tavares, e Renata Lemes, que assina também a direção cênica. Com transmissão na Rádio Universitária FM em 4 episódios, a produção tem o texto de Rafael Martins (Grupo Bagaceira), que também atua e conta de forma poética a trajetória da dama do teatro cearense, Antonieta Noronha, falecida em 2015 aos 79 anos.
Tudo começou há cerca de dois anos atrás, com o desejo de pesquisar artistas mulheres da América Latina. De lá pra cá, muitas ideias e pretensões de transformar essa investigação em projetos para o teatro. Entre alguns nomes como Violeta Parra, Chiquinha Gonzaga e Cacique Pequena, o de Antonieta Noronha foi o escolhido para protagonizar essa novela radiofônica que metaforiza a sua admiração e história como cantora de rádio, porta de entrada da sua carreira na década de 60. Natural de Sobral, a artista chegou em Fortaleza ainda adolescente e encantada com as oportunidades artísticas que a capital poderia lhe oferecer. Não demorou muito, Antonieta chamou atenção pela sua atuação dramática nas aulas de canto lírico e foi incentivada a se tornar atriz de teatro.
Com esse roteiro e no formato não documental, “Antonieta” é livremente inspirada na vida da artista que atuou em espetáculos, filmes e televisão. A combinação teatro e rádio transportou o elenco exatamente para uma viagem no tempo de Antonieta e, por isso, nada fez mais sentido do que apostar nesse tipo de produção que foi a precursora das novelas de televisão. Foram quase 3 meses de produção, preparação vocal e ensaios e três dias intensos de gravação dos 4 capítulos com duração de 10 a 12 minutos cada um. Para apresentar algumas situações, amigos como os atores Ricardo Guilherme e Silvia Moura cederam duas longas entrevistas narrando algumas memórias com sua colega de teatro.
Após a estreia o grupo tem a intenção de buscar e encontrar parcerias com outras emissoras de rádio para a exibição de “Antonieta”. O projeto tem apoio cultural da Lei Aldir Blanc, por meio da SecultCe – Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
SINOPSE:
“Antonieta’” é uma obra em formato Radionovela em uma livre inspiração na vida da atriz cearense Antonieta Noronha (1936 – 2015). Uma história composta de desejos, aventuras e descobertas, fazendo um paralelo a discussões sobre a figura da mulher no meio artístico no cenário cearense do século XX. O projeto é de realização do grupo Teatro Violetas: Bárbara Sena, Débora Ingrid, Juliana Tavares e Renata Lemes. Tendo como convidados na criação dramatúrgica, o autor Rafael Martins, na trilha sonora, Ayrton Pessoa e, na preparação vocal, Juliana Rangel.
SERVIÇO:
Rádio novela: Antonieta
Transmissão: 23,24,25,26 de Fevereiro (1 episódio por dia)
Na Rádio Universitária FM 107,9
Hora: 18h30 (Programa Canta Brasil)
FICHA TÉCNICA:
Realização: Teatro Violetas
Direção: Renata Lemes
Elenco: Bárbara Sena, Débora Ingrid, Juliana Tavares, Rafael Martins e Renata Lemes
Dramaturgia: Rafael Martins
Preparação Vocal: Juliana Rangel
Canções: Bárbara Sena
Trilha Sonora e Desenho de Som: Ayrton Pessoa Bob
Produção: Juliana Tavares (Flutuante – projetos culturais) e Débora Ingrid
Assistência de Produção: Wescly Psique
Assessoria de Imprensa: Aby Rodrigues
Arte gráfica/Cartaz: Alessandra Pereira e Suellem Cosme (Mostra O Teu!)
Apoio: Rádio Universitária
Agradecimentos especiais: Silvia Moura e Ricardo Guilherm