Reiniciada a construção de hospital de referência em Cardiologia

 

O projeto de construção de um hospital de referência nacional em cardiologia e outras especialidades em Fortaleza está mais próximo de se tornar realidade. Dia 16 de agosto serão retomadas as obras do hospital do Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), localizado no complexo de saúde do Porangabussu. A instituição segue modelo semelhante a hospitais de alta complexidade como o Albert Einstein e o Incor de São Paulo, que agregam serviços de atenção à saúde, formação profissional e pesquisa e produção de tecnologia.

Boa parte da estrutura de alvenaria do prédio foi erguida, mas a obra ficou parada aguardando financiamento. No entanto, o projeto tem recebido apoio de diversos segmentos da sociedade, que passaram a incentivar a retomada da construção. Um grupo de empresários criou um fundo de investimentos que irá assegurar a continuidade dos trabalhos e o ICM vem contando com novas adesões para garantir a totalidade do financiamento.

O hospital do ICM irá suprir as necessidades da população usuária do SUS, que sofre com a oferta limitada de serviços de qualidade. Ao mesmo tempo, a instituição irá garantir que outros segmentos tenham acesso a serviços de saúde de alta tecnologia sem necessitar se deslocar para diferentes estados em busca de atendimento de maior complexidade.

O hospital

O ICM é uma instituição da sociedade civil sem fins lucrativos, constituída em sua maioria por médicos vinculados à Universidade Federal do Ceará, como o cardiologista Carlos Roberto Martins Rodrigues, atual presidente, e os médicos Ricardo Pereira e Plínio Câmara. O instituto é conduzido por um Conselho Gestor, eleito em assembleia geral, e acompanhado por um Conselho de Beneméritos, constituído pelos seus financiadores. Toda a renda da instituição é revertida para o seu aprimoramento.

A instituição vem há anos contribuindo com a formação de profissionais de saúde, atuando em pesquisa e produção de tecnologia, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Dentre os seus projetos, o ICM mantém o Curso de Especialização em Cardiologia, direcionado à qualificação de médicos de vários estados do país, o Laboratório de Fisiologia Cardiovascular em Humanos no Hospital Walter Cantídio e desenvolve softwares de equipamentos voltados ao diagnóstico de doenças em parceria com a Faculdade de Engenharia de Teleinformática da UFC.

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA