Responsabilidade social na Comunidade do Trilho

Alunos e professores dos cursos de Fisioterapia e Psicologia da DeVry | Fanor realizam na manhã desta sexta-feira (25/11), na Escola de Ensino Fundamental Maria Alice, na Comunidade do Trilho, uma manhã de responsabilidade social. As ações fazem parte de um trabalho que vem sendo desenvolvido há quatro anos na comunidade, através do projeto CONVOCAÇÃO, que contempla atividades de reciclagem, meio ambiente, música, saúde e prevenção às drogas.

A Comunidade do Trilho, situada nas proximidades das avenidas Padre Antônio Tomás e Via Expressa é marcada pela precariedade das condições de vida dos seus moradores. Falta de saneamento, desapropriações e remoções dos imóveis em decorrência da construção do VLT (Veículo Leve Sobre Trilho) e a grande quantidade de lixo a céu aberto são situações vivenciadas por moradores daquela comunidade. O tráfico e o consumo de drogas também são uma triste realidade na vida das crianças e adolescentes daquela região.
Nesta sexta-feira os alunos e professores universitários vão discutir com as crianças e adolescentes da comunidade o problema bullyng e as repercussões para o aprendizado. Segundo a professora Neyliane Sales, muitas crianças e jovens da comunidade vivem em situação de vulnerabilidade social e com seqüelas sociológicas e traumas emocionais. A falta de vínculo familiar contribui para o agravamento do problema.
Os profissionais e alunos da DeVry têm trabalhado, através de palestras, oficinas e outras abordagens, buscando melhorar a autoestima e confiança desses meninos.  O grupo também tem desenvolvido ações de esclarecimento e prevenção às drogas, uma iniciativa para tentar dar uma nova perspectiva àquelas crianças em situação de vulnerabilidade social.  Na manhã desta sexta-feira também serão discutidos temas como Saúde Coletiva e do trabalhador, hábitos saudáveis e cuidados com o meio ambiente.

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA