Samsung Brasil anuncia função que ajuda a monitorar e gerenciar consumo de energia

A Samsung liberou para os usuários brasileiros do aplicativo SmartThings a funcionalidade Energy*, que, de forma 100% gratuita, permite aos usuários explorar maneiras de economizar no uso de energia elétrica, além de contribuir com a redução da pegada de carbono. O recurso foi inspirado em como dar transparência aos usuários em relação ao consumo de energia do seu ar-condicionado e funciona com base no comportamento de uso da eletricidade no dia a dia, com opções fáceis de monitoramento e, em tempo real, de alguns dispositivos conectados¹ do ecossistema SmartThings da Samsung, como os modelos de ar-condicionado WindFree.

Nos aparelhos de ar-condicionado desta linha, por exemplo, o SmartThings Energy se soma a outros benefícios já conhecidos, focados em eficiência e economia, como a tecnologia do compressor Digital Inverter Ultra, que mantém a temperatura desejada sem a necessidade de desligar e ligar o aparelho várias vezes, com menos ruídos e gerando uma economia de até 77% de energia² em comparação com um equipamento convencional, além da garantia de 10 anos no compressor.

“Entre as vendas de ar-condicionado no Brasil, a proporção do modelo WindFree da Samsung aumentou consideravelmente no ano passado, e deve superar o resultado este ano. Isso mostra que os recursos tecnológicos desses produtos deixaram para trás a preocupação com gastos excessivos de energia elétrica com seu uso. Graças às pesquisas contínuas e o desenvolvimento de soluções como o SmartThings Energy, hoje o consumidor pode obter uma experiência muito mais eficiente e facilitada, sem prejuízos quanto ao consumo, algo muito importante neste momento de oscilações no valor das tarifas de energia no Brasil”, diz Thiago Dias, diretor da divisão de ar-condicionado da Samsung Brasil.

Como funciona o SmartThings Energy

Entre os principais diferenciais, a nova funcionalidade Energy do app SmartThings permite uma visualização detalhada do consumo de energia, tanto em Reais quanto em kWh, além da possibilidade de criar alertas e exibir comparativos para entender o quanto o aparelho conectado consome no fim do mês. “Nosso objetivo com o SmartThings Energy é dar mais poder ao consumidor, para que ele entenda em detalhes como seus produtos eletrônicos funcionam e o quanto de energia consomem para usá-los de forma consciente, obtendo assim o melhor custo-benefício. A nova funcionalidade dá aos usuários uma visão completa e em tempo real sobre cada equipamento, além de, no longo prazo, ajudá-los na decisão de manter ou trocá-los por outros mais econômicos e eficientes”, completa Thiago.

Além dos recursos integrados de inteligência, a funcionalidade do app considera o CEP da residência para aplicar as tarifas da distribuidora de energia local, incluindo a utilização de bandeiras, caso esteja vigente. Para utilizar, é fácil:

• O primeiro passo é conferir se o app SmartThings está atualizado. Caso contrário, basta baixar a atualização na loja de aplicativos do smartphone;

• Em seguida, é só abrir o app SmartThings e tocar no botão Vida;

• Por fim, informe seu CEP para que o aplicativo identifique sua distribuidora de energia e calcule seu custo específico por kWh;

• Se você tiver aparelhos aplicáveis¹, eles aparecerão dentro do recurso ‘Energia’.

Além das funções citados, o recurso ST Energy ainda permite ao consumidor programar notificações de uso de energia quando estiver fora de casa, para o caso de deixar algum aparelho estiver ligado, além de receber avisos de uso diário e estabelecer uma meta mensal de consumo, com notificações caso seja ultrapassada. O app também dá dicas de economia que ajudam no uso consciente, e mostra um relatório detalhado com o consumo médio por horário durante determinado período. Além dos aparelhos de ar-condicionado da Samsung, o recurso também é capaz de monitorar modelos de geladeira, robôs-aspiradores e máquinas de lavar e secar da marca, entre outros³.

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA