Abertura do Ceará Natal de Luz 2018 acontece na Praça do Ferreira a partir das 17 horas

A 22ª edição do Ceará Natal de Luz começa na próxima sexta-feira, dia 23, às 17 horas, na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. A programação do evento natalino segue até o dia 23 de dezembro em mais dois pontos da Capital cearense, a Praça Portugal, no bairro Aldeota, e o Cineteatro São Luiz, também no Centro.

Mais uma vez, o evento, realizado pela CDL de Fortaleza, Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e Ministério da Cultura, se inspira na Campanha da Fraternidade que tem como tema neste ano de 2018 “Fraternidade e superação da violência” para promover uma cultura de paz, de reconciliação e de justiça. Com o lema “Somos luz. Somos da paz”, o Ceará Natal de Luz busca reavivar o sentimento do amor e da ética para superar a violência.

“O nosso desejo é que as luzes do Natal iluminem o coração de todos e encham de amor e misericórdia cada família cearense. Entendemos que a superação da violência no mundo só é possível se nós estivermos cheios de paz. Se os bons sentimentos, o amor o maior deles, forem gestados dentro de nós, podemos conseguir pacificar a sociedade”, enfatizou o presidente da CDL de Fortaleza e coordenador geral do evento, Assis Cavalcante.

 

Neve e Papai Noel

Sucesso na edição de 2017, a neve marcará presença na festa de abertura do Natal de Luz, na Praça do Ferreira, e em outros momentos da festividade. As surpresas não param por aí. O Papai Noel promete uma chegada em grande estilo no coração de Fortaleza.

Além de comemorar a chegada do Bom Velhinho, vamos relembrar que o nascimento do menino Jesus pode acontecer durante todo o ano, trazendo muita luz a todo o povo cearense. Crianças e adultos serão contagiados com o sentimento de paz e atos de gentileza durante a apresentação com bailarinos e a atores assinada pela Blitz Intervenções, uma verdadeira fábrica de personagens natalinos.

Coral da Luz e Ítalo

Como já é tradição, o Coral da Luz, formado por 130 crianças e adolescentes, é uma das atrações mais esperadas. Os meninos e meninas vão cantar hinos e músicas natalinas durante 30 dias, pontualmente às 18 horas, das sacadas do Hotel Excelsior, primeiro “arranha-céu” ainda de pé da Capital cearense. Neste ano, o cantor, multi-instrumentista e compositor Ítalo fará uma apresentação especial com os meninos e meninas do Coral.

Fagner

E para fechar a noite, tem o show do compositor, músico e produtor cearense Raimundo Fagner. Com um pé no seu passado de glória e outro no futuro, o artista condensou no roteiro do seu show atual as músicas e os passos mais decisivos das quatro décadas de consagração popular, tomando como ponto de partida o lançamento de seu primeiro cultuado álbum, Manera fru fru, manera (Último pau-de-arara) até algumas músicas do CD Pássaros Urbanos, lançado em 2014.  “Noventa por cento das músicas do roteiro são composições conhecidas”, adianta Fagner.

O Ceará Natal de Luz conta com a direção artística do Maestro Poty, apelido carinhoso do músico Potiguar Fernandes Fontenele, que conquistou o Ceará, o Brasil e o mundo, ao longo de sua carreira iniciada ainda aos 15 anos de idade, quando no curso de Tecnologia em Estradas, se engajou no coral da Escola Técnica do Ceará, hoje, IFCE.

Árvore de Natal

A decoração do Natal de Luz é uma atração à parte. No dia 23, serão acesas as luzes das árvores da Praça do Ferreira (25 metros) e da Praça Portugal (36 metros). A assinatura do projeto é do escritório Denise & Pablyto Arquitetura e Comunicação e, como acontece todos os anos, homenageia símbolos da cultura regional.

Neste ano de 2018, aniversário de 60 anos do Cineteatro São Luiz, a riqueza da arquitetura do edifício cede seus pomposos detalhes no estilo art-déco à decoração do Ceará Natal de Luz. As formas geométricas e lineares são traços marcantes no interior do cine. Os arabescos de seus corrimões e grades, as pétalas de seus rebuscado teto e seus imensos lustres de cristais foram referências inspiradoras para a concepção do design das árvores de Natal.

Composta por duas árvores concêntricas, em lycra branca, tendo sua forma interna similar aos sinos de Natal e a externa com entrançados em arabescos, formando grandes disco de pétalas. Um conjunto visual de muito brilho, com desfecho imponente, tendo em sua base maior uma cascata luminosa transformando-se em um imenso lustre natalino.

Consciência ambiental

A campanha pelo verde que troca garrafas plásticas por mudas, contribuindo com a redução dos problemas climáticos, será uma dessas ações. A iniciativa que teve início em 2007 tinha a meta de plantar 1 milhão de árvores até 2017, mas a marca foi alcançada três anos antes, em 2014, quando foi fincada uma muda de pau-brasil na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Entre as espécies distribuídas, mudas de caju, acerola, goiaba, palmeira, noni, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí e ipê. Para 2018, a previsão é distribuir 100 mil mudas.

Parceiros

O Ceará Natal de Luz 2018 é uma realização da CDL de Fortaleza, Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Prefeitura de Fortaleza (Secretaria Municipal de Turismo), Sesi/Fiec, Indaiá, Nacional Gás, Café Santa Clara, Zenir, M Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Normatel, Banco do Nordeste e Assembleia Legislativa. E tem ainda o apoio do Governo do Estado do Ceará, do Sistema Verdes Mares, da Faculdade CDL, do Sindiônibus, da Câmara Municipal de Fortaleza, da GOL, do Shopping Del Paseo, do Shopping Aldeota e do Jardins Open Mall.

Programação

17h Big Band Unifor com tenor Franklin Dantas e soprano Samira Denoá

17h40 Plantio simbólico de muda e homenagem a Seuma

17h45 Apresentação teatral da Blitz Intervenções: “A Sagrada Família”

17h55 Acendimento das luzes da árvore de Natal

18h Projeção mapeada na fachada do Cineteatro São Luiz

18h15 Chegada do Papai Noel

18h20 Apresentação teatral da Blitz Intervenções: “Chegou o Natal”

18h30 Papai Noel no palco com o Coral Angelus

18h40 Entrega da chave da cidade

18h45 Apresentação do Coral da Luz com Ítalo

19h30 Show do Fagner

Serviço: Abertura do Ceará Natal de Luz 2018 com show de Fagner

Data: 23 de novembro

Hora: 17h

Local: Praça do Ferreira

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA