Crianças com deficiência visual e auditiva participam de oficina de cinema de animação

Dez crianças com deficiência auditiva e 10 com deficiência visual vão aprender técnicas do cinema de animação. A oficina é uma das atividades que marcam o lançamento do 4º CINE MIAU – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual, que anualmente abraça a acessibilidade em sua programação.  A atividade acontece até o dia 22 de abril nas próprias escolas onde estudam. Pela manhã, no Instituto de Cegos do Ceará e à tarde, na Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota.    

Os dez alunos da oficina em cada instituição estão participando da produção de um curta-metragem que deverá ter até dois minutos de duração, com o tema “Acessibilidade”. Serão 12 horas/aula de aprendizado com o professor Clayton Bochecha, realizador e produtor de animação para séries de TV, filmes e peças publicitárias. 

COMO SERÁ A OFICINA

Toda a atividade foi adaptada para que as crianças com deficiência visual e auditiva possam compreender o processo de construção do filme. Para que pudessem enxergar etapa por etapa, do modo como um objeto é animado, foram criadas peças tridimensionais. Através do contato com essas peças, as crianças vão entender movimento por movimento de um personagem e ter a clareza de como é a motricidade das coisas. Depois dessa etapa, será dado início à criação do filme.

Para desenvolver o curta-metragem, as crianças vão trabalhar na técnica de stop motion, utilizando massinhas de modelar, para modificar a forma do personagem ou do objeto. Cada modificação será registrada foto a foto. “Com essa atividade as crianças terão a percepção da mudança que está acontecendo, do movimento que foi criado e com isso vão gerar um filme de animação. Nós vamos ter o privilégio de enxergar a animação da forma como essa criança enxergou com as mãos”, explica Clayton Bochecha.

As oficinas de Cinema de Animação do 4° CINE MIAU tiveram início em Maracanaú, entre os dias 11 e 15 de abril. Depois de Fortaleza, a ação formativa segue para Itapipoca, onde será realizada de 25 a 29 de abril.

EXIBIÇÕES DE FILMES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

A democratização do acesso ao audiovisual para crianças é o propósito do CINE MIAU, que anualmente leva conhecimento e entretenimento para públicos que nunca ou pouco tiveram a experiência de assistir a um filme numa grande tela de cinema. Além da atividade formativa, as três cidades – Fortaleza (17 a 19/05), Maracanaú (30/05 a 05/06) e Itapipoca (06 a 12/06) – receberão a mostra e debates do CINE MIAU, que exibirá filmes nacionais e internacionais que estão fora do circuito de cultura de massa, voltados para o público infantil. 

As crianças participantes da oficina em Fortaleza estarão na plateia do CINE MIAU nas sessões acessíveis que vão marcar a abertura da mostra desta edição, no dia 17 de maio. Serão duas sessões, às 9h e às 14h, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). 

Ao todo, o 4º CINE MIAU vai realizar 54 sessões de cinema, sendo 18 em cada cidade. Destas, três serão ao ar livre e abertas para as comunidades e 15 serão exclusivas para alunos de escolas públicas e projetos sociais. O evento contará também com debates entre profissionais do audiovisual e crianças de algumas escolas participantes, sobre os filmes assistidos e a arte do cinema de animação. O público estimado para esta edição é de 6 mil pessoas.

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA