Farias Brito lança FB Metaverso, pioneiro no Ceará

Um passeio pela superfície da lua é o que promete a aula inaugural do FB Metaverso, um projeto inovador da Organização Educacional Farias Brito, que vai acontecer no dia 21 de março, às 18h, na sede FB Jovem Aldeota.  A experiência, que contará com o uso de óculos de realidade virtual, promete ser totalmente imersiva e pioneira, oferecendo aos alunos uma maior interatividade e participação no processo de ensino e aprendizagem, ampliando assim as suas experiências educacionais. 

O metaverso é um novo conceito tecnológico que busca unir os universos real e virtual usando ferramentas como realidade virtual, realidade aumentada e internet. Nessa atmosfera virtual coletiva, é possível criar um avatar, conversar com pessoas, trabalhar, jogar, comprar itens e realizar muitas outras possibilidades dentro de um ambiente digital imersivo. 

No caso do projeto piloto do FB Metaverso, foi desenvolvido um ambiente virtual colaborativo que permitirá aos professores e alunos vivenciarem experiências na lua a partir da saída de uma nave espacial. Nessa expedição lunar os participantes poderão se mover e interagir virtualmente uns com os outros através de avatares, que terão características adaptadas a eles, como cabelo, cor da pele e o uniforme da escola.  Para o professor será elaborado um personagem de uma forma mais realista, com traços bem próximos aos do educador. Todo o espaço virtual foi elaborado em conjunto com o Lablab, projeto de parceria entre as empresas Bugaboo e Broders, que desenvolve e implanta laboratórios imersivos no metaverso para escolas de ensino fundamental e médio.

O responsável pela equipe que vai participar dessa jornada tecnológica é o professor de astronomia, Heliomárzio Moreira. De acordo com ele, essa experiência tem a missão de garantir um aprendizado mais significativo e dinâmico. “A oportunidade que o metaverso com realidade virtual, realidade aumentada e internet juntos nos proporciona é enriquecedora. Já imaginou eu falar de um certo fenômeno e os alunos poderem presenciar esse fenômeno? Ou eu explicar a alternância dos dias e noite, como acontece as fases lunares e tudo isso ser palpável para eles? Com certeza gera um impacto muito grande no aprendizado, traz outro olhar para o conteúdo que está sendo estudado”, explica.

Referência por ter muitas aprovações no Enem e por garantir os primeiros lugares em vestibulares de universidades do país, o Colégio Farias Brito alcança o pioneirismo na execução dessa tecnologia dentro do processo de ensino e aprendizagem no Ceará, como afirma o gestor de inovação do grupo, Orlando Lustosa. “É a primeira vez que uma escola do nosso Estado realiza a aplicação da realidade virtual no metaverso usando aparelhos tecnológicos para gerar experiências de aprendizagens 100% imersivas”, destaca.

São inúmeras as pesquisas recentes que evidenciam a efetividade das aulas imersivas. Dados da PwC, por exemplo, mostram que alunos de projetos educativos imersivos ficam quase 4 vezes mais conectados emocionalmente aos conteúdos, o que os ajuda muito mais a entender e lembrar do aprendizado — e, consequentemente, colocá-lo em prática.

“A partir da experiência da sala de aula daremos mais ferramentas ao professor, para que ele mesmo possa complementar sua aula e encantar seu aluno. Estamos levando para uma nova perspectiva o uso da realidade virtual para o ensino, incluindo não só a tecnologia, mas uma nova abordagem pedagógica para os ambientes virtuais de ensino. Dentro da nossa solução, o aluno poderá, por exemplo, pegar na mão o módulo lunar, ficar ao lado do veículo que foi enviado à lua e até mesmo recriar experiências históricas. E tudo isso em grupo, com máxima interação com seus colegas e o professor”, adianta Tiago Guimarães, CEO da Bugaboo Studio.

“Sabemos do impacto de uma superexposição de jovens e crianças à tecnologia e, por isso, nossa proposta de design requer um tempo de exposição relativamente baixo, mas o suficiente para elevar a qualidade do processo educativo e engajamento do aluno”, complementa Bruno Pedroza, Head de Interatividade na Broders.

A partir do FB Metaverso será possível apresentar à sociedade que a educação do futuro já é uma realidade e ela está mais próxima do que se pode imaginar.

.: Serviço :.

Aula inaugural do FB Metaverso: Um passeio pela superfície da lua

Data: 21/03/2023 (terça-feira), às 18h

Local: Auditório da Sede FB Jovem Aldeota – Rua 8 de Setembro, 1330 – Fortaleza

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA