Projeto promove visita de alunos da escola pública ao Theatro José de Alencar

Com apresentações artísticas e ações formativas gratuitas em arte-educação, a nova temporada do projeto cultural “Visita Espetacular – uma aventura no Theatro José de Alencar” acontece nos meses de maio e junho. Com sessões pela manhã e tarde, o projeto atende alunos oriundos de escolas da rede pública de ensino dos municípios de Fortaleza, de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante, que terão a oportunidade de conhecer as instalações do TJA, durante um passeio inesquecível.

O passeio é conduzido, de forma lúdica e contextualizada, pelos personagens Beto, Bia, Bento e Bel Alencar, por todas as dependências do mais importante equipamento cultural do Estado. As crianças são recepcionadas no Pátio Nobre pelos anfitriões, depois sobem até o Foyer, Torrinha e Camarotes, em seguida passeiam pela Plateia, pelo Palco Principal, pelo Porão e pelo Jardim Burle Marx. Tudo isso para possibilitar ações multidisciplinares, bem como fomentar a formação de plateia do púbico infanto-juvenil carente de ações culturais.

Após desbravar todos os espaços do José de Alencar, o público é conduzido ao teatro Morro do Ouro, equipamento anexo ao TJA. Ocasião em que é apresentado o espetáculo infantil “O Segredo de Cocachim”, de autoria de Denise Crispun, que conta a história de dois amigos que encontram um mapa que leva a uma ilha que esconde um tesouro milenar.

“O Vista Espetacular é o instrumento que nós construímos para despertar nas crianças o envolvimento com as artes cênicas. A concretização deste projeto é a realização de um sonho, de um desejo que é contribuir para com a formação cultural de crianças, em especial, alunos e alunas da rede pública de ensino, desenvolvendo novos cidadãos dotados de senso crítico”, defende Robério Diógenes, diretor e idealizador do projeto.

Ações Formativas

Ainda dentro da programação do 16º ano de atividade do projeto, teremos momentos com ações formativas integradas nas escolas, com vivências que se inserem num contexto de fruição e têm como objetivo apoiar e auxiliar o ingresso dessas crianças e professores na apreciação às artes cênicas, desenvolvendo posturas mais humanitárias.

“A arte é uma forma de conhecimento vivenciada pelo ato de sentir. A educação estética, princípio teórico-metodológico norteador das nossas ações, fundamentadas neste princípio, possibilita aos seus alunos (as), o exercício das potencialidades expressivas e criativas por meio dos saberes em arte, ajudando-os a compreender, refletir e representar a realidade na qual estão inseridos. Assim, é que habilidades como observação, percepção e imaginação, são desenvolvidas de forma lúdica e prazerosa. O Teatro em suas múltiplas possibilidades constitui-se numa linguagem realizadora por excelência, destes exercícios”. Edneia Quinto, Consultora Artístico-Pedagógica.

 Visita Espetacular, um legado arte-educativo

O projeto Visita Espetacular foi idealizado e desenvolvido pelo ator cearense Robério Diógenes, que está à frente do Instituto Teatro Público. A ideia nasceu da necessidade de promover arte e educação por meio das artes cênicas para a idade escolar infantil, porque é nesta fase que o senso crítico está sendo desenvolvido.

Nesta perspectiva, o projeto tem levado ação cultural a escolas públicas da rede municipal, com um roteiro composto por encontros pedagógicos para professores (as) e alunos (as), visitas orientadas por atores, seguidas de espetáculos teatrais, distribuição de materiais pedagógicos, doação de livros de literatura infantil às escolas participantes, lanches e transporte. Como resultado o projeto objetiva ainda a inclusão social, formação de plateia, incentivo à leitura, educação patrimonial e artístico cultural.

Realizado em parceria com o Theatro José de Alencar, a iniciativa conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio do edital Mecenas do Ceará, da Enel e do Jornal O POVO. Nesta edição serão contempladas escolas dos municípios de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante e Caucaia.

Programação

A nova temporada do Projeto Visita Espetacular – uma aventura no Theatro José de Alencar terá apresentações nas seguintes datas de maio: 22 (Quarta – Manhã e Tarde), 29 (Quarta – Manhã e tarde). E no mês de junho: 05 (Quarta – Manhã e Tarde), 12 (Quarta – Manhã e Tarde), 13 (Quinta – Manhã ou tarde) e 17 (Segunda – Manhã).

 

SERVIÇO:

Visita Espetacular – uma aventura no Theatro José de Alencar –  

Local: Theatro José de Alencar
Endereço: Rua Liberato Barroso, 525 – Centro
Classificação indicativa: Livre
Ingresso: aberto ao público e escolas públicas previamente agendadas
Informações: institutoteatropublico@gmail.com

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA