Unifor sedia Seminário Fórmula Elétrica Ceará

A Universidade de Fortaleza (Unifor) vai sediar na próxima quarta-feira, dia 22, às 15h, duas palestras gratuitas do Seminário Fórmula Elétrica Ceará. A instituição é uma das quatro universidades cearenses que participam do projeto Fórmula Elétrica Ceará, que agrupa pesquisadores, docentes, estudantes, iniciativa privada e poder público com o objetivo de ampliar os espaços de ensino e pesquisa sobre mobilidade elétrica, além de debater sobre questões relacionadas a esse tema.

O modelo de aluguel de veículos em que o cliente aluga o carro pela quantidade de horas utilizadas, conhecido como Carsharing, será tema da primeira palestra do dia, intitulada “ECar-Sharing: Infraestrutura de recarga para expansão da mobilidade elétrica”. A formação será ministrada na sala B49, por Vládia Pinheiro, doutora em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada da Universidade de Fortaleza (PPGIA/UNIFOR).

Em seguida, será realizada a palestra “O Mundo está mudando. E você está?”, por Luiz Gonzaga Júnior, engenheiro especialista em Gestão de Inovação da ENEL Brasil, relator líder da ENEL nos Prêmios de Inovação e homenageado pela Havard Business Review and McKinsey Company (prêmio internacional M-Prize: Innovating Innovation Challenge).

PROJETO

O seminário faz parte da Fórmula Elétrica Ceará, projeto que une esporte, educação e produção de conhecimento numa ação única no País e cria um polo de pesquisa e cooperação técnica bem singular. A ideia é utilizar o esporte automobilístico como meio para ampliar os espaços de ensino e pesquisa sobre mobilidade elétrica e as questões relacionadas ao tema, como pesquisa sobre bateria e geração de energia de maneira mais eficiente. Com essa iniciativa, o Ceará toma a dianteira de outras capitais e pode se tornar o estado com maior número de veículos desse perfil.

O programa integra o conceito da Fórmula SAE (Society of Automotive Engineers), modalidade de competição internacional na qual estudantes de graduação e pós-graduação das engenharias (especialmente Elétrica e Mecânica) constroem veículos do tipo fórmula. Ele tem dois eixos centrais: a formação de alunos e o compartilhamento da tecnologia para desenvolvimento dos protótipos automotivos e a realização da competição de Fórmula Elétrica.

Além da Unifor, participam do projeto a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) e a Universidade Internacional de Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A parceria se estende também à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), responsável pela construção dos protótipos. Além das instituições educativas, apoiam a ideia a Enel e o Governo do Estado do Ceará.

SERVIÇO

Seminário Fórmula Elétrica Ceará – Dia 22 de maio, às 15h, na sala B49, da Universidade de Fortaleza – Unifor (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz). Aberto ao público. Informações: 85 3235.4063.

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA