Caixa Cultural está na programação da 17ª Semana Nacional de Museus

No mês de maio, a Caixa Cultural Fortaleza, por meio do programa educativo Gente Arteira, promove atividades especiais durante a 17ª edição da Semana Nacional de Museus, evento idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus com o objetivo de estimular instituições culturais a desenvolverem ações homenageando o Dia Internacional de Museu (18/05). Neste ano, o tema escolhido foi “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”, que tem como proposta trazer uma discussão sobre o papel dos museus como centros emanadores e receptores de práticas, costumes e pensamentos da nossa cultura.

A programação oficial da Semana Nacional de Museus na Caixa Cultural Fortaleza inclui duas atividades, gratuitas, abertas ao público e mediante a inscrição prévia. Entre os dias 14 e 18 de maio, por exemplo, acontece o “Memória e Museologia Social: Descolonizando o Pensamento Museal”, voltada para os interessados a partir de 18 anos. A ideia dessa atividade é contribuir para o diálogo e a reflexão de conceitos e paradigmas, das dimensões científicas, políticas e poéticas dos processos de musealização desenvolvidos nas últimas décadas por comunidades populares, povos indígenas e quilombolas, movimentos sociais e etc. Para este curso, as vagas já foram preenchidas.

O público infantil não vai ficar de fora da Semana de Museus. Nos dias 18 e 19 de maio, das 14h às 18h (duas turmas), vai ser realizado a oficia de “Arqueologia Experimental”, destinada para crianças de 07 a 12 anos. A ação tem a finalidade de informar, de forma leve e divertida, sobre o ofício do arqueólogo e o motivo do seu trabalho para crianças, estimulando a construção de novos saberes, tornando-se uma maneira eficaz de levar o conhecimento e promover a valorização dos bens culturais arqueológicos.

Arte e cultura para todos

Além das atividades voltadas para a 17ª Semana Nacional de Museus, o Gente Arteira também vai realizar diversos cursos, oficinas, encontros com educadores e atividades educativas e culturais, voltados para crianças, adultos e pessoas com deficiência. As inscrições também devem ser realizadas no site www.gentearteira.com

No dia 19 de maio, das 15h às 17h, vai acontecer a oficina “Adaptart – Dança para PCD”, que convida o participante a uma Vivência corporal dentro dos limites de cada corpo, respeitando suas singularidades e possibilidades, promovendo a consciência corporal, a criatividade, a habilidade de expressão e a autoafirmação.

No dia 25 de maio, das 10h às 18h, o público tem a chance de participar do encontro com educadores sobre “Educação Patrimonial: Da Teoria À Prática”, que pretende abordar questões teóricas e metodológicas sobre o patrimônio cultural para que professores e educadores consigam desenvolver, de forma qualitativa, atividades educativas.

A programação para o mês de maio também inclui o curso “Ação Educativa em Museus: Metodologias e Avaliações”, de 21 a 28 de maio. Horário: 21 a 24 de maio, das 17h às 20h; 28/05, das 16h às 20h (turma única). Durante as aulas, os participantes vão poder refletir sobre as práticas educacionais em ambientes expositivos, como museus, centros culturais, exposições, sítios históricos e patrimoniais e as demandas do público contemporâneo, com foco na experiência do visitante.

 E para a criançada, a Caixa Cultural Fortaleza vai promover, no dia 26 de maio, às 16h, mais uma edição do projeto “Fim de Tarde no Jardim da Imaginação”. Nesse dia, vai haver uma divertida contação de histórias (Onça é um Bicho Bem Brasileiro), além de oficinas de pintura facial, criação com texturas, de desenho em quadrinhos e de dedoches.

SERVIÇO: Caixa Cultural Fortaleza – Gente Arteira – programação de maio

 SEMANA DE MUSEUS

 CURSO: MEMÓRIA E MUSEOLOGIA SOCIAL: DESCOLONIZANDO O PENSAMENTO MUSEAL – SEMANA DE MUSEUS

Dias: 14 a 18 de maio de 2019

Horários: 14 a 17 de maio, das 17h às 20h; 18/05, das 10h às 14h (turma única)

Inscrições: 07 a 09 de maio de 2019 via site www.gentearteira.com

35 vagas | Classificação: interessados a partir de 18 anos *vagas preenchidas

 

OFICINA: ARQUEOLOGIA EXPERIMENTAL PARA CRIANÇAS

Dias: 18 e 19 de maio de 2019

Horário: 14h às 18h (duas turmas)

Inscrições: 14 a 16 de maio de 2019 via site www.gentearteira.com

15 vagas | Classificação: crianças entre 07 e 12 anos.

OFICINA: ADAPTART – Dança para PCD

Dia: 19 de maio de 2019

Horário: 15h às 17h

Inscrições: 14 a 16 de maio de 2019 via site www.gentearteira.com

20 vagas | Classificação: público PCD (visual, motora, intelectual) a partir de 12 anos.

ENCONTRO COM EDUCADORES: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: DA TEORIA À PRÁTICA

Dia: 25 de maio de 2019

Horário: 10h às 18h

Inscrições: 21 a 23 de maio de 2019 via site www.gentearteira.com

30 Vagas | Classificação: a partir de 18 anos

CURSO: AÇÃO EDUCATIVA EM MUSEUS: METODOLOGIAS E AVALIAÇÕES

Dias: 21 a 28 de maio de 2019

Horários: 21 a 24 de maio, das 17h às 20h; 28/05, das 16h às 20h (turma única)

Inscrições: 14 a 16 de maio de 2019 via site www.gentearteira.com

35 vagas | Classificação: interessados a partir de 18 anos

FIM DE TARDE NO JARDIM DA IMAGINAÇÃO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: ONÇA É UM BICHO BEM BRASILEIRO + OFICINAS COM O EDUCATIVO GENTE ARTEIRA

Dia: 26 de maio de 2019

Horário: 16h

Livre

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA